Atividade física para idosos, por que não?

Tempo de leitura: 3 min.
atualizado em 02/08/2023
Sumário

A recomendação é de que todas as pessoas pratiquem atividades físicas de forma regular. Entretanto, muitas vezes acontece de esse hábito ser extinto quando chega a terceira idade, o que é um erro, já que os exercícios são fundamentais também para os idosos.

Por que idosos devem praticar atividades físicas?

Com o passar do tempo, o organismo humano se torna mais sensível. O processo natural de envelhecimento leva a mudanças que prejudicam as habilidades e podem comprometer a coordenação motora. 

Devido a todos esses fatores, que muitas vezes provocam doenças e outros problemas de saúde, é comum que os idosos deixem de praticar atividades físicas. Isso pode acontecer por sua própria vontade, em função das dores ou limitações, ou então pode ser uma determinação da própria família, pelo medo de o idoso sofrer algum tipo de lesão ao se esforçar.

No entanto, a postura deveria ser inversa, afinal, a prática de exercícios traz uma série de benefícios também para os idosos. Na verdade, quando são escolhidos os exercícios ou atividades corretos, temos uma melhoria significativa da qualidade de vida, impactando a saúde física e mental.

Quais são os benefícios para a saúde do idoso?

É recomendado praticar atividades físicas por causa da contribuição que elas oferecem para o equilíbrio do organismo e a prevenção de doenças, e isso também acontece com as pessoas idosas.

Com a prática de exercícios, estimulamos a atividade do organismo. Contribuímos para uma melhor atividade celular, o bom funcionamento do coração, a ativação do fluxo sanguíneo, a produção de hormônios, entre outros efeitos positivos.

Reduzimos os níveis de colesterol, de glicose no sangue e de triglicerídeos. Assim, é possível manter sob controle a hipertensão e o diabetes.

A prática de exercícios físicos na terceira idade reduz a incidência e a progressão da osteoporose, aumenta a imunidade, fortalece a musculatura e pode até mesmo reduzir a progressão e a incidência da doença de Alzheimer.

O movimento do corpo ajuda a reduzir, também, as dores e incômodos osteomusculares, que muitas vezes são decorrentes da própria falta de estímulo ou de condições como artrite e artrose.

Como a atividade física impacta o psicológico?

Além desses benefícios que citamos, existem muitos outros impactos positivos na saúde da pessoa idosa que se exercita. Porém, seu estado psicológico também passa por uma melhora significativa. 

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o estresse e aumentar a sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, ajudam a combater os quadros de depressão, a ansiedade, melhoram a autoestima, estimulam o bom humor e também a socialização.

Tudo isso se reflete no organismo, uma vez que os problemas de saúde mental podem favorecer doenças físicas. Assim, a qualidade de vida do idoso é impactada por completo de uma maneira positiva.

Quais atividades físicas o idoso pode praticar?

Apesar de todos os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar para o idoso, antes de se iniciar a prática, é muito importante conversar com o médico. Isso porque é necessário adequar as atividades às necessidades e características de cada um, para respeitar possíveis limitações físicas ou orgânicas.

De toda forma, existem algumas atividades que costumam ser muito praticadas na terceira idade por se adequarem bem às necessidades gerais dos idosos. A hidroginástica é uma das mais populares por fortalecer a musculatura, melhorar a coordenação motora e o sistema cardiorrespiratório sem gerar impactos.

A natação também é interessante, assim como os alongamentos, a caminhada, a musculação e o pilates. Até mesmo a dança pode ser adotada como exercício físico, sendo interessante para aqueles que não se atraem muito pela academia e desejam algo mais divertido e relaxante.

De toda forma, como dito, antes de iniciar uma prática é importante consultar o médico e realizar conforme as instruções de um educador físico, para que a atividade não ofereça nenhum tipo de risco e traga somente vantagens.


Referências

Osteoporos Int. 2017 Jun;28(6):1817-1833. doi: 10.1007/s00198-017-3980-9. 

Nutrition and physical activity in the prevention and treatment of sarcopenia: systematic review

Int J Behav Nutr Phys Act. 2020 Nov 26;17(1):150. 

Evidence on physical activity and osteoporosis prevention for people aged 65+ years: a systematic review to inform the WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra-Sara-Mohrbacher-CRM-146577
Dra. Sara Mohrbacher
CRM: 146577 |
RQE: 69465 - Clínica médica | 69466 - Nefrologia
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizado em: 02/08/2023
Atenção: O site drasaramohrbacher.com.br/ traz informações relevantes e de qualidade sobre nefrologia e saúde renal. Porém não substitui avaliação e diagnóstico completos em consulta médica.
Todos os direitos reservados © 2024 |
magnifiercrosschevron-down