Exame de urina

Tempo de leitura: 3 min.
atualizado em 02/08/2023
Sumário

O que é o exame de urina?

O exame de urina é quando uma amostra de urina do paciente é encaminhada para análises laboratoriais, nas quais se verifica a presença de elementos anormais, de sedimentos, microorganismos e outros fatores que levam a alterações das características consideradas como normais para a urina.

Consiste em um exame muito simples no que diz respeito à coleta da amostra. Isso porque ela é feita durante a micção natural da pessoa, bastando apenas reservar uma pequena quantidade de urina em um recipiente adequado para que ele seja entregue aos técnicos responsáveis pelas análises laboratoriais. Logo, não há nenhuma ação ou método invasivo.

Para que serve o exame de urina?

Como dito, o exame de urina serve para verificar se existem alterações na composição natural da urina. Para isso, técnicas diferentes são aplicadas, logo, há mais de um tipo de exame de urina. Aqui vamos tratar do exame EAS e da urocultura.

EAS ou urina tipo 1

EAS é a sigla para Elementos Anormais e Sedimentos. Esse exame é aquele mais comum e básico, que possibilita verificar uma série de parâmetros, como:

  • pH;
  • densidade;
  • glicose;
  • hemoglobina;
  • nitrito;
  • proteínas;
  • cilindros;
  • cristais;
  • muco;
  • corpos cetônicos;
  • bilirrubina;
  • hemácias;
  • leucócitos;
  • células epiteliais;
  • micro-organismos.

Urocultura ou cultura de urina

A urocultura é o exame de urina que permite detectar bactérias no trato urinário. Entretanto, nem sempre quando uma bactéria é encontrada na amostra significa que existe algum problema com as vias urinárias. Isso porque a amostra pode ter sido contaminada durante a coleta, como pela presença de bactérias na própria pele da pessoa. E também a presença de bactérias na urina nem sempre exige tratamento. 

Sendo assim, o resultado da urocultura precisa ser analisado em conjunto com outros dados clínicos, inclusive com o resultado do exame urina do tipo 1, uma vez que é preciso que haja alterações dos parâmetros para considerar que pode existir algum tipo de doença ou disfunção.

Quando o exame de urina é indicado?

O exame de urina, quando indicado, está entre os procedimentos diagnósticos de rotina solicitados durante as consultas de monitoramento de saúde. Ou seja, não é necessário que a pessoa apresente qualquer tipo de sintoma para realização desse exame.

Na verdade, ele é importante justamente para identificar alterações quando elas ainda estão no começo, o que pode ser para pessoas de todas as idades. De toda forma, os exames de urina são muito importantes para avaliar a saúde dos rins e diagnosticar doenças como infecção urinária, síndrome nefrítica e diabetes mellitus. 

Portanto, são solicitados quando existe suspeita de comprometimento renal ou qualquer alteração nas vias urinárias, assim como de outras condições que possam promover alterações na urina.

Também são realizados quando é necessário fazer o acompanhamento de pacientes em tratamento renal. Assim, os resultados indicados no exame contribuem para verificar se as terapias estão surtindo o efeito esperado, se existe necessidade de adequações ou outras medidas. Logo, contribuem para orientar as decisões do médico.

Quais problemas o exame urina detecta?

Como explicamos, o exame de urina ajuda a identificar a ocorrência de problemas nos rins ou nas vias urinárias. Alterações como a presença de bactérias, uma alta taxa de hemácias ou de leucócitos, por exemplo, podem indicar uma infecção em curso ou até uma nefrite.

A presença de proteína na urina (proteinúria) também é mais um indício de problemas renais. Esse exame também pode identificar quadros de desidratação, de cálculos renais, a presença de químicos no organismo, como drogas, e ainda a gravidez. 


Referências

N Engl J Med . 2015 Mar 12;372(11):1048-54. doi: 10.1056/NEJMra1410052.

Sterile pyuria

Ann Intern Med. 2013 Jun 4;158(11):825-30

Evaluation and management of chronic kidney disease: synopsis of the kidney disease: improving global outcomes 2012 clinical practice guideline
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra-Sara-Mohrbacher-CRM-146577
Dra. Sara Mohrbacher
CRM: 146577 |
RQE: 69465 - Clínica médica | 69466 - Nefrologia
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizado em: 02/08/2023
Atenção: O site drasaramohrbacher.com.br/ traz informações relevantes e de qualidade sobre nefrologia e saúde renal. Porém não substitui avaliação e diagnóstico completos em consulta médica.
Todos os direitos reservados © 2024 |
magnifiercrosschevron-down