Nefrite

Tempo de leitura: 2 min.
atualizado em 21/08/2023
Sumário

O que é nefrite?

Nefrite é um termo geral utilizado para fazer referência às inflamações que acometem os rins e que podem ser provocadas por diferentes fatores e doenças. Portanto, a nefrite é um processo inflamatório renal, e que pode ser classificado como agudo ou crônico.

O rim pode ficar inflamado por causa do consumo exagerado de medicamentos como anti-inflamatórios. Isso também acontece devido à infecção por vírus ou bactérias, por ser portador de doenças autoimunes como o lúpus e vasculites.

Câncer, HIV, hepatites também podem contribuir para os quadros de nefrite. Sendo assim, a inflamação acontece quando o organismo precisa reagir a algum agente agressor e, com isso, provoca danos nas estruturas renais.

Quais são os sintomas de nefrite?

No caso da nefrite aguda, os primeiros sintomas percebidos são as alterações que ocorrem na urina. Ela pode apresentar uma cor sanguinolenta e ocorrer uma redução do seu volume. Também pode se manifestar inchaço ao redor dos olhos, inchaço nos membros inferiores e aumento da pressão arterial.

Como é feito o diagnóstico de nefrite?

O exame simples de urina pode ser suficiente para diagnosticar os quadros de nefrite. A investigação com exames de sangue e biópsia renal auxiliam nesse diagnóstico.  

Qual é o tratamento para nefrite?

Como a nefrite pode apresentar causas das mais diferentes, o tratamento é personalizado de acordo com o seu agente causador e o quadro clínico do paciente. 

O tratamento depende da causa. Quando a inflamação é de origem infecciosa, como nas hepatites e HIV, o tratamento é direcionado para estas doenças. 

Em nefrites causadas por autoanticorpos o tratamento poderá, ainda, precisar de corticoides e imunossupressores, mais uma vez, dependendo daquilo que desencadeou o processo inflamatório dos rins.

Quando há um comprometimento significativo das funções renais, são realizadas sessões de diálise para eliminar as toxinas e resíduos da corrente sanguínea enquanto os rins se recuperam.

Como a nefrite é prevenida?

O acompanhamento médico de rotina deve ser realizado por todas as pessoas. Afinal, é possível identificar alterações no funcionamento dos rins por meio do exame simples de urina, como explicamos. Portanto, ele contribui para um diagnóstico precoce e a adoção do tratamento mais adequado, antes que se instale a insuficiência renal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra-Sara-Mohrbacher-CRM-146577
Dra. Sara Mohrbacher
CRM: 146577 |
RQE: 69465 - Clínica médica | 69466 - Nefrologia
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizado em: 21/08/2023
Atenção: O site drasaramohrbacher.com.br/ traz informações relevantes e de qualidade sobre nefrologia e saúde renal. Porém não substitui avaliação e diagnóstico completos em consulta médica.
Todos os direitos reservados © 2024 |
magnifiercrosschevron-down