Por que as Vacinas são tão importantes?

Tempo de leitura: 3 min.
atualizado em 02/08/2023
Sumário

O que é vacina?

A vacina é uma substância preparada que permite ao organismo adquirir imunidade para uma determinada doença. Ou seja, ela garante que o corpo consiga desenvolver defesas contra um vírus ou uma bactéria, por exemplo, antes que haja contato com o agente patógeno.

É por isso que existem diferentes tipos de vacina. Cada uma delas é desenvolvida para que o organismo possa desenvolver imunidade para um determinado agente agressor. Também é por esse motivo que precisamos tomar tantas vacinas ao longo da vida, desde o nascimento até a terceira idade, garantindo proteção contra diversas doenças.

Por que as vacinas são tão importantes?

Como expliquei, existem diferentes tipos de vacina porque cada uma delas oferece ao organismo a chance de desenvolver imunidade contra um agente patógeno, e alguns agentes patógenos podem provocar doenças que deixam sequelas graves ou colocam a vida em risco.

Tomar vacinas é essencial para que o organismo consiga se defender contra vírus e bactérias, evitando que a doença se manifeste ou, caso se manifeste, que seja de forma mais branda e menos letal.

Muitas doenças podem ser transmitidas de pessoa para pessoa e tem potencial de desencadear grandes crises sanitárias. Quando a vacina é aplicada em um indivíduo, se ele tiver contato com o agente patógeno o seu organismo conseguirá eliminar esse agente de maneira mais rápida e evita que ele se prolifere e seja transmitido para outras pessoas. Assim, cortamos a cadeia de transmissão e minimizamos a quantidade de pessoas doentes.

Portanto, quando tomamos uma vacina estamos cuidando da nossa própria saúde e também da saúde das outras pessoas. Se todos cumprissem o calendário de vacinação conforme recomendado pelo Ministério da Saúde seria possível erradicar uma série de doenças por meio dessa interrupção do processo de transmissão.

Como as vacinas atuam no organismo?

As vacinas podem ser desenvolvidas por meio de diferentes técnicas, como utilizando fragmentos dos micro-organismos patógenos, o próprio micro-organismo morto ou vivo, entre outros. Mas, independentemente do modo como uma vacina é desenvolvida, a intenção é fazer com que o sistema imunológico desenvolva defesas eficazes contra aquele agente agressor.

Quando o organismo de uma pessoa tem contato com um patógeno ele se encarrega de desenvolver defesas naturalmente. Entretanto, dependendo do tipo de patógeno, é arriscado deixar que esse processo aconteça de forma natural devido à gravidade com a qual a doença se manifesta.

Como dito, as vacinas contêm traços dos micro-organismos que provocam a doença, mas  esses traços são inofensivos, ou seja, não são capazes de promover alterações que fazem com que a doença se desenvolva.

Mesmo assim, o sistema imunológico entende que existe um Invasor, então, ele desenvolve defesas para combater esse agente, entendendo que ele poderia provocar algum mal para a saúde. Dessa forma, as defesas ficam construídas. 

Se no futuro a pessoa já vacinada tiver contato com um agente patógeno proveniente do meio externo, e que poderia de fato provocar alguma doença, o seu organismo já saberá com quais armas combater esse agente, pois ele já se preparou para isso com a vacina.

Podemos dizer que a vacina permite que nosso organismo faça um “treinamento” e fique armado de antemão, esperando que alguma ameaça real aconteça. Se ela acontecer, conseguirá barrar de uma forma eficaz.

As vacinas são realmente seguras?

Muita gente ainda tem receio das vacinas acreditando que elas oferecem ameaça para a saúde, porém, a vacina é segura.

Uma das razões para essa sensação de insegurança é o fato de que as vacinas podem provocar efeitos colaterais. Muitos acreditam que podem ter contraído a doença por meio da vacinação, mas esse é um grande equívoco.

Como explicamos, a vacina faz com que o organismo reaja para produzir defesas, e é justamente essa reação do sistema imunológico que pode desencadear os efeitos colaterais. Mas eles são transitórios e não acontecem para todos. Também não significa que a doença tenha se desenvolvido.

Você viu que são utilizados traços dos agentes patógenos ou até mesmo os próprios agentes mortos ou vivos, mas eles passam por modificações em laboratório que eliminam a sua capacidade de invadir as células e provocar a doença.

Sendo assim, as vacinas são seguras, e uma das provas disso é que são aplicadas em bebês ainda na maternidade. Praticamente todos nós fomos vacinados logo nos primeiros dias de vida.

Para muitas doenças, a vacina é a melhor forma de prevenção. Por isso, é muito importante seguir o calendário de vacinação e participar de campanhas realizadas pelo Governo quando existe algum tipo de ameaça à saúde pública.

As vacinas são desenvolvidas com base em estudos cuidadosos e detalhados, com alto rigor científico, para garantir a sua eficácia e segurança. Somente em casos raros, sua composição pode oferecer algum tipo de risco, como em decorrência de alergias, mas nunca pela possibilidade de causar a doença, uma vez que são desenvolvidas para proteger contra as patologias, não para provocá-las. Existem raras complicações, bem menos importantes do que a proteção contra doenças graves que ela traz. O seu benefício sobrepõe ,sem dúvidas, seu pequeníssimo risco.


Referências

Am Fam Physician. 2017 Jun 15;95(12):786-794.

Vaccine Adverse Events: Separating Myth from Reality

Hum Vaccin Immunother. 2018 Jul 3;14(7):1599-1609. doi: 10.1080/21645515.2018.1459252. Epub 2018 May 10.

Measuring trust in vaccination: A systematic review
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra-Sara-Mohrbacher-CRM-146577
Dra. Sara Mohrbacher
CRM: 146577 |
RQE: 69465 - Clínica médica | 69466 - Nefrologia
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizado em: 02/08/2023
Atenção: O site drasaramohrbacher.com.br/ traz informações relevantes e de qualidade sobre nefrologia e saúde renal. Porém não substitui avaliação e diagnóstico completos em consulta médica.
Todos os direitos reservados © 2024 |
magnifiercrosschevron-down