O corpo humano é composto por diferentes nutrientes, e o cálcio é um dos mais importantes. Como esse mineral não é produzido naturalmente pelo nosso organismo, deve ser ingerido por meio da alimentação em quantidades adequadas para suprir as necessidades de cada pessoa.
O cálcio é um elemento químico encontrado naturalmente na natureza, inclusive no organismo dos seres humanos. De todos os minerais que compõem o corpo humano, o cálcio é o mais abundante. Cerca de 1% a 2% do peso corporal de uma pessoa adulta ocorre na forma de cálcio.
Ele é fundamental para a estrutura dos ossos e dos dentes. Cerca de 90% do total de cálcio em nosso organismo é encontrado no tecido ósseo, mas esse nutriente também desempenha outras funções muito importantes, como a coagulação sanguínea e a contração muscular.
Como você viu, o cálcio é um componente fundamental para a estrutura óssea e a dentição do ser humano. Sendo assim um dos seus papéis fundamentais em nosso corpo é manter a devida a densidade da massa óssea, a fim de prevenir a ocorrência de osteoporose, doença que deixa nossos ossos porosos e sujeitos a fratura com facilidade.
Outra função muito importante desse mineral no organismo humano é possibilitar a coagulação sanguínea. Ele é responsável por ativar os fatores que fazem com que o sangue coagule quando a pessoa sofre algum tipo de lesão, contendo o fluxo sanguíneo hemorrágico.
As funções neuromusculares também dependem das quantidades adequadas de cálcio no organismo. A musculatura precisa do influxo de cálcio nas células para que a contração muscular aconteça e, com isso, seja possível a realização de movimentos e também exercer força.
Em nível celular, podemos perceber a atuação importante do cálcio. Isso porque ele ajuda a promover a permeabilidade da membrana, fator que vai influenciar na secreção de alguns hormônios.
A falta de cálcio no organismo provoca grandes complicações devido às várias funções que esse mineral exerce, como você viu no tópico anterior. Entretanto, a ingestão excessiva do nutriente também traz consequências negativas para o organismo.
Por isso, deve-se ingerir a quantidade ideal, nem mais, nem menos, o que varia de acordo com as necessidades da pessoa em função das suas características.
Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, precisam de 700 mg de cálcio por dia. Já os adolescentes de 14 a 18 anos precisam de 1,3 mil mg por dia. Adultos de 19 a 50 anos devem ingerir 1.000 mg por dia, e a partir dos 71 anos de idade as necessidades aumentam para 1,2 mil mg diários.
Como as quantidades são bem variadas, o ideal é consultar o médico ou uma nutricionista para saber quanto cálcio deve ser ingerido em cada fase da vida e de acordo com necessidades especiais, se houver.
O cálcio é facilmente obtido por meio da alimentação, já que ele está presente em diferentes tipos de alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.
O leite e seus derivados são muito ricos em cálcio, assim como o ovo e a sardinha. Também encontramos cálcio na lentilha, no feijão, no milho e na veia. Pode ser obtido pela ingestão de laranja, couve, espinafre, agrião, brócolis, amêndoas, ameixa e açaí.
Referências
Nutrients. 2020 Jul 3;12(7):1986. doi: 10.3390/nu12071986.
Nutrients and Dietary Patterns Related to Osteoporosis
Lancet Diabetes Endocrinol. 2017 Nov;5(11):898-907. doi: 10.1016/S2213-8587(17)30188-2. Epub 2017 Jul 7.
Osteoporosis treatment: recent developments and ongoing challenges