A presença de inchaço nos membros inferiores é uma preocupação comum entre os pacientes que buscam avaliação médica. No entanto, é importante entendermos que o inchaço pode ter diversas causas, desde doenças renais até questões vasculares e cardíacas.
Neste texto, vamos explicar se o inchaço nas pernas (edema) pode ser causado por problemas renais e explica quais outras situações podem levar a esse sintoma. Confira!
O inchaço, também chamado na medicina de edema, é um sintoma que faz com que muitas pessoas acreditem que têm algum problema renal, o que realmente pode ser o caso, já que o edema é muito frequente em algumas doenças renais, principalmente quando o rim já está em uma fase muito avançada de falência ou quando o paciente perde muita proteína na urina, que são casos em que é bem comum ter inchaço nas pernas.
É importante lembrar que existem outras causas de inchaço, até vasculares, como problemas de circulação das veias nas pernas ou até da circulação linfática, que podem causar o inchaço.
Além disso, existem também doenças que costumam evoluir com o edema, por exemplo, um coração mais fraco pode evoluir com inchaço nas pernas; pacientes que têm cirrose, esses também podem ficar inchados; pacientes com desnutrição extrema, com proteína baixa no sangue, também podem ficar edemaciados.
E claro, no hospital a gente vê muitos pacientes inchados, e aí a culpa na verdade é até do médico, pois às vezes é preciso dar tanto soro para aquele paciente, para diluir medicações, para tratar alguma infecção, que aquele paciente acaba até ficando mais inchado (edemaciado).