A anemia é uma condição comum, mas muitas vezes subestimada, que pode afetar diretamente a energia, a respiração e até a aparência das pessoas.
Neste texto, explicamos de forma clara o que é anemia, o que faz com que ela se desenvolva e os principais sintomas que ajudam a identificá-la.
Anemia é quando há uma redução nas nossas células de hemácias. As hemácias são como caminhões que carregam oxigênio dos nossos pulmões para todos os órgãos e tecidos do corpo.
O oxigênio passa pelos pulmões e precisa chegar até a ponta dos dedos. Isso ocorre por meio das hemácias, que são os transportadores responsáveis por essa função. Quando há algum problema nessa produção ou destruição dessas células, começa a surgir a anemia.
A produção das hemácias acontece na medula óssea. Caso falte algum ingrediente ou matéria-prima essencial para essa produção, ou se houver destruição precoce dessas células, o corpo começa a apresentar sinais de anemia.
A anemia apresenta sintomas típicos que ajudam a levantar a suspeita do diagnóstico. Os principais são cansaço e fadiga, ou seja, a pessoa sente que não tem mais a mesma energia de antes.
Outros sinais incluem palidez da pele e das mucosas, pois a hemácia é responsável pela coloração vermelha do sangue. Com a redução de hemácias, a coloração diminui.
Também é comum a falta de ar, já que há menos células transportando oxigênio. Alterações nas unhas e cabelos podem surgir, assim como tontura — especialmente ao se levantar — e até taquicardia, a sensação de coração acelerado ou “batedeira”.