A pedra no rim é um problema que causa muita dor e incômodo, e quando não tratada a pedra pode obstruir o ureter e causar consequências mais graves.
Neste post, iremos explicar as principais causas de pedra nos rins.
Fique atento, quando sentir os primeiros sintomas, procure um médico!
A nefrolitíase, que é a formação de pedra nos rins, acontece quando a urina tem substâncias que favorecem a formação de cristais e a poucas substâncias que diluem os cristais, que impedem a sua formação.
Muitas vezes não é encontrada uma causa identificável para aquele paciente formar os cálculos nos rins, mas a gente sabe que existem várias doenças e várias alterações que fazem o rim produzir mais pedras.
A gente sabe que pacientes que têm obesidade formam mais cálculos, porque eles têm alterações em seu metabolismo que favorecem a formação.
Existem também algumas medicações que formam cálculos, e aí é preciso acompanhar e investigar para ter certeza de que aquele remédio está causando uma pedra no rim. Às vezes é necessário até a sua suspensão.
Algumas doenças renais aumentam a chance de formação de cálculos renais, como a doença renal policística por exemplo.
Tem algumas doenças, não só específicas do rim mas também do organismo, que favorecem a formação de cálculos renais, uma delas é o hiperparatireoidismo. É preciso fazer o diagnóstico e tratar o hiperparatireoidismo, e assim esse indivíduo para de formar cálculos.
Às vezes a dieta também favorece a formação dos cálculos. Uma dieta rica em sal, sódio ou com excesso de proteínas pode aumentar a formação de cálculos renais.
Então, é importante sempre ter um estilo de vida adequado, fazendo dieta, exercício físico e não engordando, pois isso também facilita a formação de pedra.
A falta de água é outro ponto importante, quem tem pedra no rim precisa se hidratar adequadamente, porque às vezes só mudando esse pequeno detalhe no seu dia a dia o indivíduo para de formar cálculos.
Caso conheça alguém que tenha pedra nos rins ou apresente algum dos sintomas, compartilhe esse conteúdo e alerte sobre a importância do tratamento.