Toda vez que tenho bactéria na urina é preciso tratar?

Tempo de leitura: 2 min.
atualizado em 13/06/2023
Sumário

No nosso corpo, existem diversas bactérias que são responsáveis por auxiliar no funcionamento do organismo, porém algumas bactérias podem causar sintomas e serem prejudiciais.

Neste post, vamos falar sobre a bacteriúria assintomática, quando ela deve ser tratada e os sintomas de alerta. Acompanhe para entender mais!

O que é a presença de bactéria na urina?

A chamada bacteriúria assintomática é a presença de bactérias na urina sem que o paciente sinta sintomas. Essa bactéria é encontrada através de um exame chamado urocultura ou cultura de urina.

Como as bactérias vão parar na urina

Muitas vezes com a idade, principalmente em mulheres, a gente acaba tendo algumas bactérias morando na bexiga e com a idade algumas pessoas acabam ficando com bactéria na urina também.

A presença de bactérias no nosso corpo é normal, pois nós temos elas presentes desde a pele e o intestino, até no nariz e na boca. Essas bactérias presentes no nosso corpo não causam danos a longo prazo ao organismo. O importante a ser notado é se essa bactéria na urina não causa sintomas como febre, dor no corpo, vontade de urina toda hora, dor no canal da urina e a sensação de não esvaziamento adequado da bexiga, sintomas típicos de uma infecção urinária.

Preciso tratar a bactéria na urina?

Se você tem bactéria na urina e não tem sintomas, não precisa e nem deve tratar essa bactéria com antibiótico, porque toda vez o corpo se expõe ao antibiótico, ele não mata somente as bactérias da nossa urina, mas mata também todas as bactérias boas que tem no nosso corpo, principalmente da nossa flora intestinal. Além disso, o uso constante de antibióticos pode aumentar a resistência bacteriana, já que sempre que uma bactéria é exposta a um antibiótico ela cria ferramentas e vai ficando resistente aos principais tipos de antibióticos.

Quem tem tendência a ter bactéria morando na bexiga, sempre vai recorrer, então, se ele usa antibiótico, daqui 2/3 meses o paciente pode ter novamente a bactéria na urina e sem isso causar absolutamente nada.

Exceções que devem ser tratadas

Existem algumas situações em que o paciente tem bactéria na urina e que mesmo sem sintomas a gente deve instituir o tratamento. Esse é o caso de pacientes gestantes e pacientes que vão ser submetidos a procedimentos urológicos, porque como terá a manipulação daquela região, é preciso manter a urina estéril.

Fora essa situação, é prejudicial e danoso tomar antibiótico somente pela presença da bactéria e sem ela estar causando nada para o organismo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dra-Sara-Mohrbacher-CRM-146577
Dra. Sara Mohrbacher
CRM: 146577 |
RQE: 69465 - Clínica médica | 69466 - Nefrologia
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizado em: 13/06/2023
Atenção: O site drasaramohrbacher.com.br/ traz informações relevantes e de qualidade sobre nefrologia e saúde renal. Porém não substitui avaliação e diagnóstico completos em consulta médica.
Todos os direitos reservados © 2024 |
magnifiercrosschevron-down