A relação entre a ingestão de água e a saúde renal é frequentemente questionada. A pergunta comum é se beber pouca água pode, de fato, levar à insuficiência renal.
Neste post, esclarecemos essa questão e discutiremos quando e por que devemos aumentar nosso consumo de água. Vamos explorar as situações em que a hidratação adequada é essencial e descobrir as verdadeiras causas de problemas renais a longo prazo. Continue acompanhando para entender!
A resposta para essa pergunta é não, consumir pouca água não vai causar insuficiência renal. Quando nós estamos em uma situação de privação de água, o nosso rim se ajusta a essa situação, então, o rim é um órgão muito sábio, não é obrigatório beber 2 litros de água todo dia.
Existem situações em que beber mais água vale a pena, como:
Quem tem infecção de urina de repetição, ou seja, várias vezes ao ano, a gente tem respaldo científico mostrando que sim, vale a pena esse indivíduo tomar mais água.
Uma outra situação em que a água é fundamental para a prevenção, é a nefrolitíase, que é o surgimento de cálculos renais. Quem tem cálculo renal, esse paciente sim vale a pena ele vigiar e tomar mais água.
Dizer que a falta de água causa insuficiência renal a longo prazo, está errado.
Existem doenças muito frequentes e que a longo prazo são as causadoras principais da insuficiência renal, que é a hipertensão e o diabetes.