É muito importante aferir a pressão de forma exata, para que assim o médico possa diagnosticar e indicar a melhor medicação para o paciente.
No post de hoje, vamos explicar como medir a pressão de forma correta, além de destacar os fatores que podem causar alteração no valor da pressão.
Muitas vezes no consultório, o paciente fica agitado só de estar no ambiente médico, o que faz com que a sua pressão suba. Isso é o que nós chamamos de hipertensão do avental branco, que quando a pressão sobe só de estar no ambiente médico.
Outra situação muito recorrente, é quando o médico mede a pressão e ela está boa, mas em casa e no dia a dia do paciente, a pressão é alta, que é o que chamamos de pressão mascarada. Então, o médico não vê que a pressão está alta ao vivo, mas em casa e no dia a dia estressante, a pressão é mais alta. A gente desconfia disso, quando através de alguns exames observamos que esse paciente está bem hipertenso, por exemplo, se a gente nota um coração grande, é bem provável que a pressão em casa esteja descontrolada.
Às vezes, para ajustar o remédio, o médico pede para você medir a pressão em casa, para ver como é o comportamento dela no seu dia a dia. Aí, durante 3 dias você deve medir pressão, sendo uma vez de manhã e uma vez a noite, anotando sempre os valores e depois levando a consulta, assim o médico consegue regular a medicação ao nível certo, diminuindo ou aumentando a quantidade do remédio.
Para ter uma medida fiel da pressão, é preciso respeitar algumas regras, porque vários fatores do dia a dia fazem com que ela suba. Alguns desses fatores são:
Alguns passos para conseguir medir a pressão da forma correta:
É muito importante que o manguito do aparelho seja do tamanho correto para o seu braço. Na própria casa médica em que você for comprar, a vendedora mede o braço e lhe mostra o modelo mais adequado para você. Além disso, também é interessante ter um aparelho automático, em que basta apertar o botão, e assim você não precisa saber inflar e medir a pressão, basta apertar.
É bom evitar medidores de pressão que sejam de pulso, pois eles apresentam mais erros nos resultados.
Após se certificar de não ter ingerido álcool ou café, e nem ter fumado nas últimas 4 horas, sente com o corpo relaxado, deixe os dois pés no chão, coloque a palma da mão voltada para cima e relaxada sobre uma mesa, ajuste o manguito de pressão e é só medir a pressão. Assim você vai ter um valor de pressão adequado, medido de forma correta, sem fatores interferindo na medida.
Se você gostou desse assunto, continue acompanhando nosso conteúdo!