Carboidratos são alimentos ricos em glicose, que é fonte de energia para as células. Apesar de serem importantes para o nosso organismo, o seu consumo em excesso pode trazer consequências.
No post de hoje, vamos falar sobre o processo de digestão do carboidrato e como acontece a diabetes mellitus. Acompanhe!
Carboidratos são alimentos ricos em glicose, como:
Esses alimentos possuem uma dose alta de carboidrato e são alimentos que a gente sempre comeu e que são muito importantes para a nossa vida. O problema é o consumo de carboidrato em excesso.
Quando a gente come um carboidrato, o nosso intestino faz a sua digestão, e uma vez digerido, o nosso organismo começa a absorver a glicose para o sangue, para levar essa glicose para o seu destino correto.
O hormônio responsável por colocar a glicose dentro das células é chamado de insulina, que é produzido pelo pâncreas. Então, sempre que a glicose sobe no sangue, o pâncreas percebe e começa a liberar a insulina.
O ideal é que essa glicose sempre acabe entrando nas nossas células, podendo assim fornecer energia para as mesmas.
Se a gente tem alguma alteração, alguma deficiência no mecanismo de colocar a glicose para dentro da célula, a glicose no nosso sangue começa a subir, e aí que a gente pode vir a desenvolver a doença que chama diabetes mellitus.
Se você gostou desse assunto, se inscreva no nosso canal do Youtube e continue acompanhando nosso conteúdo!