Hipertensão arterial é uma doença muito comum e que pode trazer muitas consequências para o portador se não for tratada, sendo seu tratamento fácil.
No post de hoje, iremos falar sobre a hipertensão arterial, como funciona, seu diagnóstico e quais as consequências de não tratar a doença. Continue acompanhando para saber mais!
A hipertensão arterial é o que nós conhecemos como pressão alta. E como funciona esse processo? Nós temos o nosso sistema circulatório, onde o coração funciona como uma bomba, e essa bomba empurra o sangue por todo o organismo através dos nossos vasos sanguíneos, para que assim, todo o organismo receba suprimento de sangue. Quando a gente tem pressão alta, a força com que o coração empurra o sangue exerce uma força muito grande contra os nossos vasos sanguíneos, e essa pressão alta, ao longo dos anos, começa a machucar os nossos vasos sanguíneos se não receber tratamento.
Se pressão alta não for controlada de forma adequada, pode trazer várias consequências ruins, como:
Por isso é importante controlar a doença, para que no futuro não tenha nenhuma dessas consequências.
A hipertensão arterial é extremamente comum, mas a boa notícia, é que ela é facilmente diagnosticada com o uso de um aparelho de pressão bem calibrada, e medindo a pressão conforme orientação médica, o que é necessário para conseguir o diagnóstico preciso e de forma fácil. E o tratamento é mais fácil ainda, de forma que muitas vezes a gente consegue controlar a pressão com a tomada de um simples comprimido.
Se você gostou desse assunto e conhece alguém que tem hipertensão arterial, compartilhe este conteúdo.