A anemia é caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, causando a redução do fluxo de oxigênio para o organismo. A causa mais conhecida é pela falta de nutrientes como o ferro, porém pessoas com doença renal avançadas também estão predispostas a ter essa condição.
Neste post, explicamos o que é a anemia e porque pessoas com doença renal avançada estão predispostas a ter esse problema. Acompanhe para entender melhor!
A anemia é a redução dos glóbulos vermelhos no nosso sangue.
Quando esse problema é mais profundo, pode causar sintomas como cansaço, fadiga, falta de ar e palidez.
O rim tem várias funções, e uma delas é produzir um hormônio que se chama eritropoetina, que é responsável por estimular a fábrica do sangue a produzir os glóbulos vermelhos. Quando o rim começa a ficar com as funções alteradas ou reduzidas, ele diminui a produção da eritropoetina, e com isso a nossa fábrica do sangue (medula óssea) é menos estimulada e menos glóbulos vermelhos são produzidos.
A anemia é um problema facilmente tratável e identificável.
Quando o paciente começa a desenvolver essa anemia, claro, com a doença renal crônica, a gente pode prescrever injeções do hormônio eritropoetina e assim a gente melhora a anemia do paciente.
Se você tem doença renal crônica ou tem anemia com frequência, mantenha o acompanhamento médico para evitar maior complicações e controlar essa condição.