A hemodiálise é um procedimento vital para muitas pessoas com doença renal avançada. Nesta técnica, o sangue é filtrado fora do corpo para remover substâncias indesejadas, desempenhando o papel dos rins falhados ou danificados.
Neste texto, vamos explorar um aspecto importante relacionado à hemodiálise: a ingestão adequada de água durante o tratamento. Confira!
Muitas vezes, quando o rim já está em falência, ele tem dificuldade na filtragem do sangue mas não necessariamente na produção da urina, então, muitos pacientes começam a hemodiálise mas ainda apresentam uma boa diurese, ou seja, uma boa quantidade de urina, então esses pacientes podem tomar água, e se eles urinarem muito bem eles até podem beber água normalmente.
Agora, conforme o rim progride na sua falência, às vezes ele começa a parar de produzir até a urina. Nessa situação, o paciente precisa tomar menos água, o que é orientado pelo médico da hemodiálise e pela nutricionista, porque se ele toma muita água e não urina, ele começa a reter líquido, e isso a longo prazo pode prejudicar o seu coração.
Para pacientes que não urinam adequadamente ou urinam muito pouco, cabe sim a orientação de se reduzir a ingestão de água até a próxima sessão de hemodiálise.
A orientação para cada paciente vai depender do seu quadro, e deve ser passada pelo médico e nutricionistas responsáveis pela hemodiálise.