A pré-diabetes acontece quando, por algum motivo, o organismo não consegue metabolizar a glicose de maneira adequada, fazendo com que a mesma fique em excesso no sangue.
No post de hoje, vamos falar sobre a pré-diabetes, como ela acontece e se é possível evitar o avanço da doenças. Acompanhe!
O carboidrato depois de digerido, vira uma molécula bem simples, que é a glicose, que é fundamental para as nossas células terem energia para trabalhar. Então, toda vez que a gente come um carboidrato, ele sofre a gestão no nosso intestino e o nosso organismo absorve essa glicose para o sangue.
Quando temos alguma deficiência no manejo dessa glicose pelo nosso organismo, a gente já tem um comecinho de pré-diabetes.
Existem alguns valores numéricos em classificam um paciente quando ele tem uma glicemia normal, quando ele está em um estado pré-diabético ou quando ele realmente já tem diabetes. O pré-diabetes é esse estado intermediário, entre não ter diabetes, ou seja, entre ter uma glicose ótima e já ser um paciente diabético.
Claro que esse diagnóstico sempre precisa ser feito por um médico.
O pré-diabetes, mostra que o organismo daquele paciente já tem uma deficiência no manejo de baixar os níveis de glicose. O certo, é que quando a glicose subir um pouquinho no sangue, o pâncreas já perceba, libere o hormônio insulina e a glicose abaixe. Se isso não está bem sincronizado, se o organismo produz pouca insulina ou se ele tem o que a gente chama de resistência insulínica, começa a sobrar glicose no nosso sangue e aí ela começa a ficar um nível acima do que deveria.
Isso é um importante sinal de alerta, porque o pré-diabetes, em algumas situações, pode virar diabetes futuramente ou ele também pode reverter de maneira espontânea.
Se você é pré-diabético, existe uma chance de você aumentar a chance de não desenvolver o diabetes futuramente, e o principal é a mudança do estilo de vida. Então, se você está acima do peso, o emagrecimento é fundamental, além de praticar atividade física e ter uma dieta equilibrada. Também existem algumas medicações que podem favorecer o surgimento de diabetes, que seu médico pode revisar com você.
Investindo bem na mudança do estilo de vida, isso aumenta a sua chance de prevenir o diabetes futuramente, se você já tem o pré-diabetes.