A avaliação pré-doação de órgãos desempenha um papel crucial na garantia da segurança e saúde tanto do doador quanto do receptor em transplantes renais. Este processo rigoroso envolve uma série de exames minuciosos para certificar-se de que o doador está em condições ideais de saúde, reduzindo ao máximo os riscos associados à doação.
Neste post, discutiremos os critérios de avaliação e as condições que podem impedir uma pessoa de se tornar doadora, garantindo um transplante bem-sucedido e seguro. Continue lendo para saber mais!
Sempre que a gente tem um transplante entre um doador vivo e um paciente, a gente precisa tomar muito cuidado e fazer uma extensa avaliação do doador.
A gente precisa garantir que esse doador esteja completamente saudável e que ele não tenha, pelo menos, pistas de nenhuma doença futura que possa prejudicar o seu rim, então, a gente colhe uma série de exames de sangue, de urina e de imagem com o intuito de excluir algumas doenças.
O ideal é que o doador não tenha diabetes e nem pressão alta, já que são as principais doenças que prejudicam a função do rim.
Além disso, doadores que têm muita infecção de urina e muita pedra no rim (nefrolitíase), também costumam ser descartados, assim como pessoas com algumas outras doenças, como nefrites, que também podem prejudicar futuramente o rim remanescente desse doador.
Pacientes que tomam muito anti-inflamatório e que tem infecção ativa neste momento também são descartados.
É claro que sempre tem as suas exceções e casos muito específicos em que essas mesmas pessoas podem ser doadores, mas na maioria dos casos eles são impedidos de doar.
Outra contra indicação é quando o doador tem um câncer ativo naquele momento. Mesmo sendo descartado no momento, este doador pode futuramente até se tornar um doador, mas somente após a cura e a liberação de sua oncologista.
Sempre que a gente avalia um candidato a doador de rim, a gente faz todo um estudo minucioso para ter certeza de que este indivíduo é saudável, e com isso a gente reduz a chance de ele ter algum prejuízo doando o seu rim.