A osteoporose, caracterizada pela redução na quantidade e qualidade da massa óssea, representa um desafio para a saúde óssea.
Neste post, vamos explicar os fatores de risco que aumentam a vulnerabilidade a essa condição. Desde a menopausa até o estilo de vida e doenças subjacentes, exploraremos os principais fatores que contribuem para o surgimento da osteoporose e como preveni-la. Confira!
A osteoporose é a redução da quantidade da massa de osso, mas também é uma redução da qualidade do osso, então a gente tem ossos mais porosos com surgimento da osteoporose.
Na medicina, fator de risco é um fator que facilita o surgimento de uma doença.
O surgimento da menopausa é um dos principais fatores de risco para osteoporose, porque a queda dos hormônios faz com que ocorra uma redução da massa óssea da mulher.
Além da menopausa, o próprio envelhecimento e o uso de algumas medicações como anticonvulsivantes e corticoides, podem facilitar o desenvolvimento de osteoporose.
Da mesma forma, algumas doenças inflamatórias também facilitam osteoporose e doenças reumatológicas como artrite reumatoide, por exemplo.
O alcoolismo e o tabagismo também são fatores de risco para osteoporose, assim como o sedentarismo, a inatividade física.
O baixo consumo de cálcio é um dos fatores de risco que causa algumas confusões, como a retirada do leite da dieta muitas vezes feita de uma forma errônea, fazendo com que paciente acabe reduzindo a ingestão de cálcio necessária para o seu dia a dia. Então, é preciso ficar alerta para isso.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe aí com seus amigos.