O aparecimento de sangue na urina é uma preocupação comum que frequentemente suscita questionamentos sobre a possibilidade de indicar câncer de bexiga. Embora o sangramento urinário possa, de fato, ser um sinal de alerta, é essencial entender que existem diversas outras origens para essa ocorrência.
Neste post, vamos falar sobre as principais causas de sangue na urina, os fatores de risco para a suspeita de câncer e os exames feitos para diagnosticar as causas. Continue lendo para saber mais!
Existe uma preocupação frequente se o sangue na urina pode ser um sinal de câncer de bexiga, e ele pode ser um sinal sim, mas existem várias outras causas de sangramento na urina. Algumas causas são:
Dentre todas essas causas, o câncer de bexiga e de todo o sistema urinário com dos ureteres e dos rins também pode causar sangramento na urina.
A gente pensa mais no caso de câncer em alguma parte do sistema urinário quando os pacientes são tabagistas (que fumam), e quanto mais velho é o paciente maior é a suspeita, além disso essa é uma doença mais comum no sexo masculino do que no sexo feminino.
Existem alguns exames investigativos quando se tem a suspeita de câncer, um deles é a cistoscopia, que é quando o médico entra com uma pequena cânula atravessada da uretra, que é o canalzinho por onde sai a nossa urina, e com uma câmera ele consegue olhar o interior da nossa bexiga.
Um outro exame bastante útil seria um ultrassom do aparelho urinário, em que se consegue avaliar a bexiga, e em casos com suspeita mais forte a gente pede uma tomografia computadorizada para avaliar a bexiga e se tem alguma alteração nos ureteres ou nos rins.
Então, quanto mais velho é o paciente, e principalmente se ele for tabagista, a nossa suspeita é maior, mas você sempre deve buscar ajuda médico se tiver a presença de sangue na urina, assim ele poderá excluir as múltiplas outras causas de sangramento na urina e te dar o diagnóstico e tratamento adequado.