A presença de sangue na urina não é uma condição natural do organismo humano, por isso, é preciso investigar o que pode estar provocando essa alteração que, em termos médicos, é chamada de hematúria.
Quando uma pessoa tem um quadro de saúde equilibrado, a urina se apresenta como um líquido límpido de tonalidade amarelada, que pode ser mais ou menos clara dependendo da quantidade de água ingerida.
Porém, alguns fatores podem provocar alterações no aspecto da urina, e quando é percebida a presença de sangue, isso desperta preocupação.
Mas a presença de sangue na urina é grave? Isso é um sinal de hematúria? É preciso procurar um médico? Continue lendo para conferir a resposta dessas perguntas.
Antes de tudo, é preciso entender o conceito de hematúria. Esse termo é utilizado para nomear o quadro em que é percebida a presença de sangue na urina. Assim, não se trata de uma doença, mas de um termo médico que descreve um sintoma.
Portanto, todas as vezes que são diagnosticados traços de sangue na urina, temos um quadro de hematúria. Ela pode ser microscópica ou macroscópica.
A hematúria microscópica é aquela em que o sangue só pode ser percebido por meio de exames de laboratório. A hematúria macroscópica é aquela em que a própria pessoa consegue visualizar o sangue na urina, ocorrendo alteração na tonalidade dela.
A presença de sangue na urina pode ser desencadeada por uma série de fatores diferentes. No caso das mulheres, primeiro é preciso considerar a possibilidade de a coleta da amostra ter sido realizada durante o período menstrual. Nesse caso, naturalmente haverá traços de sangue da urina.
Confira a seguir quais são os demais fatores que podem provocar a hematúria.
A formação de pedras no trato urinário pode causar pequenos ferimentos nos tecidos, fazendo com que haja a liberação de um pouco de sangue na urina. Os cálculos entram em contato com as paredes do trato urinário causando essas pequenas lesões, mas nesse caso geralmente acontece a hematúria microscópica.
Uma infecção na urina também pode provocar hematúria. Quando ela está na bexiga, é possível perceber a liberação do sangue ao final da micção. Mas se a infecção estiver nos rins, o sangue estará misturado na urina desde o início da micção. Além disso, ocorrem outros sintomas, como dor nas costas e febre.
Embora seja um quadro benigno, se esse órgão aumentar de volume de forma exagerada ele pode prejudicar o trato urinário, inclusive, levando à presença de sangue na urina.
Acidentes podem causar lesões internas, fazendo com que haja presença de sangue na urina. Ao praticar exercícios físicos muito intensos isso também pode acontecer.
Um dos primeiros sintomas de câncer de bexiga é a hematúria. Contudo, nesse caso é possível perceber a presença de sangue na urina de uma forma intermitente, com dias ou mesmo semanas de intervalo. Tumores nos rins, na próstata e em outras estruturas do trato urinário superior também provocam hematúria.
As inflamações renais, que chamamos nefrites, também podem causar a presença de sangue na urina.
Sempre que for percebida a presença de sangue na urina, o médico deverá ser consultado. Perceba que essa não é uma situação corriqueira e que geralmente está associada a um quadro que precisa de tratamento.
Portanto, o ideal é procurar o especialista ao perceber qualquer alteração, e não apenas sangue na urina. Mudanças na tonalidade, a presença de turbidez, a formação de espuma na urina e a dificuldade ou o desconforto para urinar também devem ser investigados para entender o que está acontecendo, iniciar o tratamento mais rápido e evitar possíveis complicações.