A diabetes é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue (glicose), e dividida em dois tipos diferentes, a diabetes insulino dependente e a não insulino dependente.
No post de hoje, vamos explicar a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, mostramos como podem ser tratadas. Continue lendo para saber mais!
Nós temos dois tipos de diabetes, a chamada diabetes insulino dependente e diabetes não insulino dependente, também conhecidas como diabetes tipo 1 e 2.
A diabetes tipo 1, ela começa em fases mais precoces da vida, afetando crianças, adolescentes e adultos jovens.
Devido aos componentes autoimunes dessa doença, a gente tem a destruição do pâncreas por alguns autoanticorpos, e assim o pâncreas não produz mais a insulina da forma que deveria.
O tratamento da diabetes tipo 1 é feito com o uso de insulina, justamente pela falta de insulina produzida pelo pâncreas. Por isso a diabetes tipo 1, também é conhecida como diabetes insulino dependente.
A diabetes tipo 2 não costuma aparecer em fases tão precoces, geralmente, se desenvolvem em indivíduos mais velhos.
No tipo 2 nós também não temos no início, toda essa destruição do pâncreas, mas sim, a redução da quantidade de produção de insulina, que a gente tem o que a gente chama de resistência insulínica, então, a gente tem pouca insulina e a insulina produzida não consegue agir de maneira adequada. Isso é bem comum em pacientes obesos que têm muita gordura em sua composição corporal, porque a insulina não age tão bem nos tecidos gordurosos.
Uma forma de melhorar isso, se a gente está no início de um diabetes, é por exemplo, fazendo musculação, melhorando a composição do nosso corpo, tendo mais músculo do que gordura. Essa é uma forma de reduzir a chance de ter o diabetes tipo 2. Em sua fase inicial, pode ser tratada somente com o uso de comprimidos.
A diabetes tipo 2 está mais relacionada ao que a gente chama de fator de risco, que é aquilo que aumenta a chance de você ter uma doença. Então, pacientes obesos, pacientes que tomam algumas medicações causadoras de diabetes, pacientes sedentários, pacientes tem pressão alta, estes podem ter uma chance maior de desenvolver o diabetes tipo 2, que também é conhecido como diabetes não insulino dependente, que não é causado por anticorpos, igual o tipo 1.
Se você gostou desse assunto, continue acompanhando nosso conteúdo!