O uso regular e correto de um medicamento é fundamental para que um tratamento funcione como o esperado, porém, algumas doenças ou reações do corpo podem tornar necessária a suspensão deste medicamento.
Neste post, vamos falar sobre a suspensão de medicamentos em algumas situações em que o remédio pode piorar o quadro do paciente. Confira!
É importante dizer que você deve sempre seguir, orientar e tomar de maneira regular as medicações que o seu médico prescreve para o dia a dia, porém, existem algumas exceções em que pode ser necessário suspender o uso de algum desses medicamentos. Essa exceção a gente chama de dia do paciente doente.
Quando o paciente tem alguma doença aguda, como virose ou apresenta sintomas como diarreia, vômito e desidratação, ou seja, quando não está em seu estado basal e saudável, é sempre importante que esse paciente entre em contato com o seu médico, para saber se é possível manter o uso habitual das medições do seu dia a dia. Isso porque em alguns casos o paciente está fazendo uso de algum medicamento que pode contribuir para a piora do seu quadro.
Caso o paciente tenha uma virose intestinal em que acabe ficando desidratado e esteja fazendo o uso de diuréticos, se ele mantiver o uso dos diuréticos, isso vai contribuir ainda mais para a sua desidratação. Além disso, alguns medicamentos também podem facilitar a diarreia, então é importante que a medicação seja interrompida.
Algumas infecções podem ser mais avançadas e abaixar a pressão, então, quando se tem alguma infecção aguda, às vezes a pressão baixa mais do que o habitual, e aí é um momento em que se deve interromper provisoriamente alguns remédios que abaixam a pressão. Mas é claro, tudo isso deve ser feito de acordo com orientação médica.
Sempre que você tiver alguma doença aguda, entre em contato com o seu médico para saber se você precisa suspender alguma medicação daquela sua receita.