Os rins têm várias funções importantes para o controle do nosso organismo, e quando uma dessas funções está prejudicada, o paciente tem o que chamamos de doença renal crônica.
Ao longo do post de hoje, iremos falar sobre as principais funções dos rins, e como a disfunção delas pode prejudicar o desempenho do organismo.
A doença renal crônica, também conhecida como insuficiência renal, é quando os nossos 2 rins não funcionam de maneira adequada, e sim de maneira insuficiente. Isso acontece quando alguma das funções do fígado está prejudicada. Mas quais são essas funções?
Os rins têm funções muito importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo, que envolvem desde o nosso sangue até a urina.
Os nossos rins têm como função principal filtrar, limpar e purificar o nosso sangue 24 horas por dia. Quando eles têm alguma deficiência, ou porque o paciente teve pressão alta por muito tempo e não controlou, ou por um diabete de bastante tempo também, isso ao longo prazo pode ir prejudicando os nossos rins e com isso eles vão perdendo o seu funcionamento.
Outro papel importante é no controle da anemia, porque o rim produz um hormônio que estimula a nossa fábrica do sangue a produzir os glóbulos vermelhos.
O rim também é responsável pelo controle da nossa pressão arterial, e ele faz isso através da regulação de alguns hormônios. Muitos pacientes quando têm insuficiência renal, ficam hipertensos, porque o rim não está exercendo sua função como deveria.
Quando o rim fica mais lendo, trabalhando menos, o nosso sangue pode começar a ficar ácido, e isso é ruim porque essa acidez vai descalcificando os nossos ossos, porém, é algo facilmente corrigível com o uso de um medicamento que pode ser prescrito pelo nefrologista.
Um outro papel muito importante dos rins, é eliminar o excesso de líquido do nosso corpo. Se a gente está com água em excesso no nosso organismo, o rim prontamente elimina esse excesso de líquido através da urina, mas quando a função do rim está prejudicada, o paciente não consegue mais eliminar esse excesso de líquido, o que faz com que ele apresente inchaço.
Quando essa doença não é tratada, pode trazer diversos prejuízos a longo prazo, pois como vimos, os rins têm funções necessárias para o bom funcionamento do organismo em geral.
Se você gostou desse conteúdo, comente e compartilhe com alguém que possa ter interesse sobre a doença renal crônica.