A nefrologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, cuidado e tratamento de doenças relacionadas aos rins. Isso porque o nefrologista, médico especialista em nefrologia, tem conhecimentos profundos acerca desses órgãos.
Para atuar em nefrologia no Brasil, o tempo de formação do médico nefrologista é de 10 anos. Seis deles são dedicados ao curso de medicina, somados a dois anos de residência ou de estágio em clínica médica e ainda mais dois anos de estágio ou residência na especialidade de nefrologia.
Nem todas as pessoas sabem diferenciar nefrologia de urologia devido às similaridades dessas duas especialidades médicas, e muitas vezes elas são até mesmo confundidas. Entretanto, apresentam diferenças entre si.
Como dito, na nefrologia o foco está nos rins, enquanto que na urologia são tratados todos os órgãos que compõem o sistema urinário de pessoas de ambos os sexos e os órgãos reprodutores masculinos.
O médico nefrologista também tem conhecimentos acerca de urologia e, como dito, trata problemas do sistema urinário, porém com foco nas doenças renais. Assim, muitas vezes quando o urologista é consultado e existe a suspeita ou diagnóstico de um problema renal, o paciente é encaminhado para o nefrologista, a fim de receber atendimento mais específico.
O médico nefrologista se dedica às atividades de diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os rins, como:
Ele também é apto para indicar e realizar sessões de hemodiálise e diálise peritoneal. Além disso, compõe a equipe que assiste pacientes que precisam realizar o transplante renal.
O médico nefrologista indica a realização do transplante, participa do processo de escolha do doador, caso seja doador vivo e faz a preparação do paciente. Após a realização do transplante, acompanha e cuida do transplantado nos anos seguintes, controlando a dosagem dos medicamentos e solicitando exames de acompanhamento e monitoramento do rim transplantado e da saúde geral do paciente.
O nefrologista ainda atua na conscientização e educação dos pacientes para promover a prevenção de doenças renais. Isso por meio de monitoramentos e da adoção de medidas específicas recomendadas para cada paciente conforme suas necessidades.
A principal doença tratada pelo médico nefrologista é a insuficiência renal, devido ao fato da sua grande prevalência. Entretanto, como citado, a nefrologia se dedica ao tratamento dos mais diferentes problemas renais. Entre os mais comuns estão:
Pessoas com histórico familiar de doenças renais, hipertensos e os diabéticos devem fazer o acompanhamento com o médico nefrologista devido à maior suscetibilidade para problemas nos rins.
Na ocorrência de sintomas que podem indicar problemas renais, o nefrologista deve ser consultado de imediato. Esses sintomas incluem:
Ter vivenciado mais de um quadro de cálculo renal indica a necessidade do acompanhamento com o médico nefrologista, uma vez que o especialista contribui com a recomendação de medidas que ajudam a evitar o surgimento de novas pedras.