Uma das principais causas de espuma na urina é a presença de proteína, que é excretada na urina porque os rins, que funcionam como filtros, estão lesionados e acabam deixando passar essas substâncias para a urina. Saiba como controlar esse sintoma e quando buscar ajuda médica!
A presença de espuma na urina pode ser um sintoma alarmante para muitas pessoas, e é importante entender as possíveis causas e quando buscar ajuda médica.
Primeiramente, é importante entender que a urina normal pode ter uma pequena quantidade de espuma. Isso geralmente é observado pela agitação da urina ao urinar, e não é motivo para preocupação.
Porém, se a espuma na urina for excessiva ou persistente, pode ser um sinal de um problema de saúde.
Nesse artigo abordaremos as causas de espuma na urina e como diagnosticar e tratar uma das principais causas, que é a proteinúria. Fique até o final!
Uma das causas mais comuns de espuma na urina é a presença de proteínas. A proteína na urina (proteinúria) pode ser um sinal de danos nos rins.
Possíveis causas de proteinúria incluem infecções do trato urinário, por exemplo. Também é importante ter certeza de que no vaso sanitário não havia nenhum produto de limpeza que produzisse espuma. Caso haja presença de espuma por vários dias seguidos, é importante procurar atendimento!
Quando os rins estão funcionando adequadamente, eles filtram os resíduos do sangue, incluindo proteínas, e excretam na urina. No entanto, em certas condições de saúde, os rins podem permitir que as proteínas passem pelos filtros e entrem na urina, resultando em proteinúria, que se manifesta por espuma na urina.
A proteinúria é geralmente diagnosticada por meio de um exame de urina. Um exame de urina pode detectar a presença de proteínas e avaliar a quantidade de proteína na urina.
Se a quantidade de proteína na urina for maior do que o normal, pode-se solicitar mais testes para determinar a causa e tratá-la.
O tratamento da espuma na urina causada por proteinúria depende da causa subjacente, que merecem abordagem específica.
No geral, algumas medidas, citadas a seguir, contribuem com a diminuição da proteinúria e consequentemente, da espuma na urina:
Em casos graves, a depender da causa da proteína na urina, o rim pode entrar em falência e ser necessário um tratamento mais intensivo, como a diálise renal ou transplante de rim. O tratamento precoce da proteinúria pode ajudar a prevenir a progressão para doença renal crônica.
Assim, identifica-se que a presença de espuma na urina pode ser um sinal de algum problema de saúde. Com o diagnóstico e tratamento adequados, a maioria das causas de espuma na urina pode ser tratada com sucesso, ajudando a prevenir complicações mais graves no futuro!
Se esse assunto foi relevante pra você, compartilhe e continue nos acompanhando para ler mais conteúdos como esse.