Durante o processo de filtragem do sangue, o rim filtra e retém as substâncias importantes para o corpo, como as proteínas.
Esse post, irá explicar o processo de filtragem do sangue, as causas da perda de proteína através da urina e se esse processo é normal. Acompanhe!
O rim filtra o sangue 24 horas por dia e, durante a filtragem, é como se tivesse um coador de café, por onde passa a água e embaixo sai o café. Como o rim não quer perder elementos nobres através da urina, quando ocorre esse processo de filtragem, os rins querem reter, por exemplo, as proteínas, que são muito importantes para o corpo, então, esse “coador” do rim não deixa as proteínas passarem para a urina e irem embora.
Não é normal perder proteína na urina, ou quando se perde, é uma quantidade ínfima, muito pequena. Quando o paciente tem proteína na urina, é sempre recomendado que procure um nefrologista e faça uma investigação do que pode estar acontecendo.
Geralmente, a causa é o que a gente chama de nefrite, que é uma espécie de inflamação nos rins. Além disso, doenças como pressão alta ou diabetes, que não são controladas de forma adequada, deixam os filtros dos rins com os poros mais largos, fazendo com que as proteínas passem e sejam perdidas através da urina
Se você gostou desse assunto, continue acompanhando nosso conteúdo!